Relações em exposição: o que estamos a aprender - e a desaprender - sobre amar

25-03-2026

Confesso que não costumo comentar reality shows. Talvez porque, à primeira vista, parecem pertencer a um lugar distante daquilo que procuro trabalhar: o silêncio, a interioridade, as experiências que não se mostram. E, no entanto, há momentos em que aquilo que se expõe em excesso acaba por revelar algo essencial. Não tanto sobre as pessoas que ali estão, mas sobre a forma como, enquanto sociedade, olhamos, interpretamos e vivemos as relações.

Nos últimos dias, uma situação em particular fez-me refletir. Não pela curiosidade do enredo, mas pela forma como rapidamente se multiplicaram opiniões, julgamentos, certezas. Quem está certo, quem está errado, quem devia ter feito diferente. E, no meio dessa rapidez, surgiu uma inquietação mais profunda: talvez a questão não esteja apenas nas pessoas mas na forma como hoje pensamos o amor, o compromisso e a responsabilidade.

Vivemos num tempo em que o bem-estar individual ocupa é super valorizado. Aprendemos (e bem) a reconhecer limites, a sair de relações que nos ferem, a dar nome ao que sentimos. Mas, ao mesmo tempo, algo foi mudando. 

Aos poucos, a experiência relacional vai sendo reorganizada a partir do indivíduo. O que sinto torna-se critério. O que desejo torna-se orientação. O que me faz bem passa a ser medida. E pensam-se as relações apenas a partir do "eu".

E, nesse processo, algo se desloca. A responsabilidade, que antes era pensada como algo que existia entre pessoas, começa a ser vivida como algo que pertence apenas a cada um. Como se o vínculo pudesse ser atravessado sem que o outro tivesse, verdadeiramente, lugar nas consequências do que se faz.

"Eu não estou a fazer nada de errado."
"Quem tem compromisso é o outro."
"Eu só estou a viver o que sinto."

Estas frases não são apenas justificações individuais. São sinais de uma mudança cultural dentro da nossa sociedade. E isso levanta uma questão importante: Será que, ao colocarmos tanto foco em nós, estamos a perder a noção do outro?

Nas relações, não basta olhar para o que sentimos. É preciso também olhar para o impacto que temos porque relacionar-se não é só sentir, é também afetar alguém. Penso que talvez seja aqui que se abre uma das tensões mais silenciosas das relações contemporâneas. Por um lado, há quem viva as relações de forma mais leve, mais livre, mais centrada no momento. Por outro, há quem permaneça em situações difíceis, tentando adaptar-se, relativizar, compreender. E nem sempre isso acontece por fraqueza.

Nem todas as pessoas entram numa relação com as mesmas referências, com as mesmas experiências, com a mesma capacidade de reconhecer limites. Há histórias que começam cedo. Vínculos que se constroem ainda numa fase em que a identidade está em formação. Quando o amor é aprendido dentro de uma única relação, ele torna-se também a medida do que é possível, do que é aceitável, do que é normal. E, nestes casos, pode tornar-se difícil reconhecer limites, identificar o que é saudável ou até imaginar outras possibilidades. 

A verdade é que estas dinâmicas sempre existiram. Relações ambíguas, envolvimentos frágeis, decisões impulsivas: tudo isto faz parte da história das relações humanas. Mas talvez hoje haja uma diferença. Tudo se torna mais visível. Mais rápido. Mais exposto. E, muitas vezes, mais centrado na experiência individual do que na construção do vínculo. 

Tudo isto acontece sob um olhar coletivo intenso. Opiniões rápidas, julgamentos, tomadas de posição. Como se fosse necessário decidir, de imediato, quem está certo e quem está errado. O olhar social intensifica, acelera, simplifica. Cria lados. Define culpados. Constrói versões rápidas daquilo que, na realidade, é sempre mais complexo.

Mas este olhar, embora presente, raramente acolhe. Ele observa, mas não sustenta. E talvez seja por isso que tantas experiências relacionais acabam por ser vividas num duplo plano: o daquilo que se sente e o daquilo que se mostra.

No meio de tudo isto, talvez a pergunta mais importante não seja quem está certo ou errado. Talvez seja outra. Que tipo de relações estamos a construir? Numa sociedade onde o sentir se torna central, onde os vínculos são mais fluidos, mais rápidos, mais negociáveis, o que acontece à ideia de compromisso? E, mais profundamente, o que acontece à responsabilidade emocional?

Este  é um dos maiores desafios do nosso tempo: encontrar um equilíbrio possível entre a liberdade individual e a responsabilidade relacional. Reconhecer que temos direito a sentir, mas também que, quando nos relacionamos, deixamos de ser apenas um.

Share
© 2026 Clarisse Queirós
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora